quinta-feira, 31 de maio de 2012

DIVINO ESPÍRITO SANTO

OLA!!! DIA 31/05 É DIA DO ESPIRITO SANTO.

Uma oração que aprendi quando criança e que faço até hoje. Acho ótima, rápida e certa:

 ORAÇÃO

Com Deus me deito;
Com Deus me levanto;
Com a Graça de Deus;
Com o Divino Espírito Santo.

Nas manifestações do Espírito Santo encontramos alguns símbolos: A Água, a Unção, o Fogo, a Nuvem e a Luz, o Selo, a Mão, o Dedo, o Sopro e a Pomba. Quando Jesus foi batizado, "viu o Espírito de Deus, descendo como uma pomba e pousando sobre ele" (Mt 3,16). O símbolo da pomba, para sugerir o Espírito Santo, é tradicional na Igreja.
Uma vez, no meu antigo atelier, enfeitei uma árvore enorme só com Pombas do Divino para o Natal. Ficou muito legal. Faço Pombas do Divino de vários modelos, com fitas, cristais ou deixo só na madeira. Adoro a presença desta peça dentro da minha casa. Sinto proteção, segurança e paz. Uma vez fiz uma Pomba do Divino para umas amigas donas de uma confecção. Elas tiveram a ideia de estampa-lo em uma blusa. Ficou linnndo. Pena que eu não tenho a foto. Fiz uma oração para ir junto da roupa falando dos sete dons do Espírito Santo: Sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor. E suas virtudes: Fé, esperança, caridade, prudência, justiça, fortaleza e temperança.  Em minha opinião o Espírito Santo de Deu se manifesta em tudo como o ar que respiramos e sua morada nada mais é que nosso coração.
Alguns trabalhos do atelier.
   

Esta peça (madeira) é de um escultor de Tiradentes/MG o Naninho. Gente, quando forem a Tiradentes não deixem de visitar o atelier dele em Bichinhos. É um trabalho maravilhoso. 






domingo, 27 de maio de 2012

DOMINGO



Olá!!! A noite chega e minha nostalgia vem. Existe um grupo de teatro que me faz viajar (pro meu interior). O Grupo Galpão quando se apresenta me emociona. Nada melhor que refletir em um final de Domingo. Por isso envio-lhes minha melhor amiga da noite, a Lua. 


Para a semana que vai começar, dica de uma “santeira” experiente:
Segunda-feira é um dia mais agitado, na minha casa posso dizer que é uma loucura. Para estes momentos uma oração que meu amigo Jorge do atelier me ensinou.  Você pode ir pensando e ou cantando quando for andando pela casa. O resultado é um ambiente calmo e cheio de paz em poucos minutos.  Experimente.

Esta casa tem quatro cantos;
Em cada canto tem uma flor;
Nesta casa não entra maldade;
Nesta casa só entra o amor.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

PARIS

Foto tirada pelo meu maridão em Paris
Olá pessoal. Salve!  Há quatro anos estive em Paris. Todos dizem ser a cidade das luzes, mas pra mim foi a cidade do azinhavre. Este processo se dá quando o cobre e as ligas metálicas que contêm cobre (latão ou bronze) expostas ao ar úmido, lentamente se oxidam, ficando cobertas por uma pátina cor azul esverdeada.  Eu me apaixonei por esse efeito. Pude ver nas fontes, nos postes e nas esculturas das ruas. Eu adoro coisas de aparência antiga ou gastas pelo tempo. Uma vez meu irmão me disse que achava muito engraçado eu comprar coisas novas e com a pintura fazê-las parecer velhas. Quando retornei da viagem fui apresentada por produtos que ao reagirem causavam este aspecto de azinhavre. Não tive dúvida em usa-los e fiz essa N. Senhora Aparecida 70 cm com folha de cobre e estas substancias. É um pouco demorado nunca se sabe como vai ficar, cada dia que passa o produto reage e muda a tonalidade, mas eu amei o resultado, ela ficou perfeita. Eu a chamo de N. Senhora Aparecida de Paris. A cliente dela sentiu amor a primeira vista. Espero que ambas estejam bem.

N. Senhora Aparecida 70 cm

Curiosidades: Paris é maravilhosa, não tem como ser a mesma pessoa depois de ir a Paris. Se você puder vá a Paris. Na igreja de Notre Dame o Cristo estampado no teto me tirou o fôlego. Pra mim o melhor detalhe é ele estar feliz. A Igreja de N. Senhora da Medalha Milagrosa também está em Paris. Lá, por volta de 1830, Catarina Labouré teve visões de Maria que originaram as famosas medalhas de N. Senhora das Graças. Eu particularmente tenho uma que ganhei de uma Tia quando esteve por lá. Ela me faz muito bem. Eu não cheguei a conhecer, mas morro de curiosidade, a Igreja de Sant-Sulpice. Ela guarda a escultura da Pietà de Sant-Sulpice. Diferente da de Michelangelo, a Pietà de Sant-Sulpice tem Jesus nos braços de Maria e Maria Madalena. Acesse para ver, na minha opinião esta obra está completa.



Imagens de N. Senhora das Graças da Medalha Milagrosa 40 CM

quarta-feira, 9 de maio de 2012

APRESENTO-LHES A PRIMEIRA PEÇA FEITA EM CAMPINAS/SP


Enfim... minha primeira peça concluída em Campinas/SP. Esta é uma N. Senhora Boa Mãe de 50 cm. Fiz esta N. Senhora com muito carinho para uma cliente que adora estrelinhas.  Então coloquei algumas estrelinhas junto destas flores de metal linnndas que ganhei da minha amiga Dy. Como sempre (não poderiam faltar) meus amados cristais Swarovisk nos detalhes. Ela ficou simplesmente linda. Tirei esta foto com o espelho para vocês verem atrás (estou em uma fase de anjos e espelhos). Espero que gostem. O mais legal é que esta Santinha foi encomendada logo que mudei para Campinas, mas como o atelier só ficou pronto agora, terminei ela esta semana, a semana do dia das mães.



                              





Gente este é meu novo cantinho, na verdade um pedacinho dele. Depois (quando estiver mais arrumadinho) mostro outro pedacinho.


quarta-feira, 2 de maio de 2012

MEU CONCEITO DE MARIA

Maria de Nazaré, esposa de José, mãe de Jesus. Uma mulher escolhida por Deus para gerar, dar a luz, cuidar, criar, educar e direcionar seu filho Jesus. Maria cumpriu o papel de mãe, amiga, conselheira e seguidora de Jesus, respeitando-o e amando-o. Para mim no meu trabalho sua história é a arte principal. O que ela representa é mais que suficiente para meu respeito e admiração. Sinto um carinho muito grande por essa mulher forte e doce. Sinto-me protegida, amparada e amada por ela. Deus não a escolheria se não soubesse de seus dons. Um espírito de luz cuja maior preocupação é nos levar para o amor de Deus.




HISTÓRIA DA ARTE DO CÉU

A Arte do Céu nasceu em 2003, surgiu em minha vida no momento certo e na hora certa. Digo isto porque um dia (nada ensolarado da minha vida) me vi em lagrimas buscando uma direção. Em uma igreja de BH sentada no banco totalmente desacreditada de mim, choramingava a Deus sobre os porquês das minhas aflições e perguntava o que fazer.  Quando no meu silêncio interior escutei uma voz dizendo:
 - Vai pintar Nossa Senhora.
Olhei em volta e tive a certeza de estar sozinha. Mas respondi:
 - Eu não sei pintar Nossa Senhora. Novamente e claramente ouvi:
 - Vai pintar Nossa Senhora.
Saí da igreja sentindo- me melhor. Cheguei à minha casa e a frase vai pintar Nossa Senhora ficou em minha mente. Na manhã seguinte recebi um telefonema da professora de artes da minha mãe perguntando como eu estava. Achei diferente porque o contato dela era com a minha mãe, mas... Ela disse que queria me fazer um convite, me chamar para fazer aulas de pintura. Na mesma hora lembrei-me do dia anterior na igreja e perguntei se ela sabia pintar imagens de Nossa Senhora. Ela disse que sim e que iria me ensinar uma linda técnica. Entendi o recado e fui. Quando pintei minha primeira peça usei cores fora do padrão, lembro-me que a professora achou engraçado eu mudar as cores dos santos. Comecei pintar e presentear as pessoas. Através da primeira peça já recebi novas encomendas. Depois disto não parei mais. As portas se abriram, Maria as abriu. Fui guiada, abençoada e envolvida por este trabalho. Meu encantamento por Maria tornou-se tão grande que precisei estampá-lo nas peças. Foram inúmeras experiências com tintas e pigmentos para uma técnica única. A criação é espontânea e todos os materiais usados (folha de ouro, flores, cristais, pedras, fitas, rendas e metais) são colocados para despertar sentimentos e reflexões (luz, delicadeza, transparência, força, leveza, romantismo, oração e paz). O rosto de dor e sofrimento das imagens tradicionais não fazia mais sentido. O semblante que me vinha em mente era de oração. Acredito o que faz deste trabalho algo diferente e tão encantador é o que coloco de mais valioso, minha fé e meu amor por Deus e Nossa Senhora. Para mim anjos e santos são seres espirituais evoluídos repletos de luz e amor. Através deles conseguimos orientação e proteção. Seres de pura bondade trabalhando para nossa evolução com um único propósito, o de nos aproximar de Deus. Na verdade creio que Deus está em nós, mas nós muitas vezes não estamos com ele, é preciso conectar. Para ouvir aquele chamado na igreja precisei estar no meu silencio com mente e coração abertos. Deus sempre nos dará as respostas. Nosso coração é a morada dele, mas nossa mente muitas vezes não nos deixa perceber seus sinais. Por isso tenham fé, ele está muito próximo e sempre disponível.